Atingir novos públicos, assim como sua atual rede de contatos, com conteúdos relevantes sobre o seu negócio, incluindo produtos, serviços, tutoriais, reviews, entre muitas possibilidades, colocando-se em evidência no mercado.
Tornar-se referência e autoridade em seu segmento, o que aumenta o valor percebido dos seus produtos e serviços.
Transformar seu público em clientes, de forma orgânica, em escala e com custos de aquisição cada vezmenores de aquisição.
Produzir conteúdos relevantes e aparecer nas buscas orgânicas parece um caminho de implantação longo, e é. Porém, há uma vantagem contundente:
Em anúncios pagos, como o Google Ads, está alugando esse espaço. Se parar de pagar, o resultado também para, e se quiser aumentar o resultado, terá que pagar mais.
Já no Marketing de Conteúdo, quando se posiciona nas buscas orgânicas, este é um ativo, pois mesmo que pare de produzir conteúdo, os conteúdos já feitos continuam sendo seus e permanecem trazendo resultados.
Sendo assim, com um investimento constante em conteúdo, tem um resultado crescente e em escala, pois soma os novos conteúdos aos anteriores.
Em outras palavras, pode não ser tão simples implantar uma estratégia de conteúdo, mas o prêmio é alto. Além disso, justamente pelas dificuldades de implantação, há segmentos de mercado com um verdadeiro mar azul para empresas que quiserem aproveitar esta oportunidade.
A grande questão é: quem irá se posicionar em primeiro orgânico no Google, você ou algum dos seus concorrentes?
Por que conteúdo em vídeo e não texto?
Marketeiros de todo mundo já perceberem que vídeos trazem resultados melhores, mais rápidos e mais sólidos do que textos, o que é bem demonstrado em estatísticas.
Por exemplo, há 53 vezes mais chance de os vídeos aparecerem na primeira página de uma busca e possuem taxa de cliques 41% maior. Após assistirem a um vídeo, há 70% de chance de as pessoas se lembrarem do site da empresa. A chance de clicarem em um e-mail que possua vídeo é quase duas vezes maior. Para ver outras estatísticas como estas, veja esta postagem aqui.
Assim, há três razões principais para usar conteúdo em vídeo, ao invés de texto:
I) Conseguir resultados mais rápidos;
II) Tirar a diferença em segmentos com concorrência em textos;
III) Solidificar posições que já sejam favoráveis.
Outros fatores para o crescimento do Marketing de Conteúdo em Vídeo são de conjuntura, como o crescimento do uso de dispositivos móveis, o qual favorece conteúdos em vídeo, e um relativo barateamento de equipamentos e produção na área audiovisual.
Como começar a usar Vídeo Marketing
Muitos oscilam entre a noção de que produzir vídeos é algo extremamente complexo, portanto desaconselhável, ou talvez que seja tão fácil que dê pra fazer com um celular.
Na grande maioria dos casos, não se trata de nenhum dos dois extremos.
Há situações específicas em que internalizar a produção de vídeos ou o “faça você mesmo” seja uma boa opção. Inclusive, fizemos uma postagem apenas sobre este tópico, que você pode conferir aqui, mas estas são exceções que confirmam a regra.
Normalmente fazer vídeos é uma especialização por si só, e tentar internalizar vai apenas tirar o foco do seu negócio principal, além de você não ter qualquer segurança de que está fazendo do jeito certo.
Assim, o primeiro passo para uma estratégia efetiva de vídeos é encontrar uma produtora de vídeo especializada que vai auxiliá-lo no processo. Como sempre explicamos, esta é talvez a etapa mais importante do projeto, então é interessante tomar alguns cuidados para não cair em uma roubada.
Correndo contra o tempo (e a concorrência)
Atualmente há uma espécie de corrida entre concorrentes de diversos setores, sejam pequenos ou grandes players, para fincar a bandeira na anunciada era do Marketing de Conteúdo.
Há uma razão para este senso de urgência. Como falado lá em cima, o marketing de conteúdo escala com o tempo, isso significa que quanto mais você demora para investir, mais terá que investir para alcançar a concorrência no futuro. Se demorar demais, poderá estar de fato comprometendo o futuro do seu negócio. Não fique de fora!
E então, entendeu por que esta verdadeira febre de Marketing de Conteúdo em Vídeo? Acha que poderia se aplicar ao seu negócio? Deixe no comentários!
Não deixe de curtir, comentar e compartilhar com todos os seus amigos e colegas. Até a próxima!
Nascida no ABC Paulista, formada em Publicidade e Propaganda (profissão esta que escolheu no auge dos seus 12 anos de idade) e fundadora da Reflete Comunica. Trabalha profissionalmente na área desde 2008, onde já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, sendo eles Criações de Branding e Logotipos para empresas, produtos para Identidade Visual das marcas, Websites e Sistemas de Administração do negócio.
Comentários (4)
Eduardo Medeiros
10/01/2020
Post verdadeiramente pertinente. Temos que acompanhar a modernidade para não perder espaço para a concorrência. O Mercado é voraz! rsrs
Eduardo Medeiros
Post verdadeiramente pertinente. Temos que acompanhar a modernidade para não perder espaço para a concorrência. O Mercado é voraz! rsrs
Camila de Paula
Olá, Eduardo. Tudo bem? Você está certíssimo, todos nós precisamos batalhar pelos nossos espaços no mercado. Volte por aqui sempre que quiser. =)
Luana
Eu sou apaixonada pelo marketing de conteúdo. Estou pesquisando muito sobre, pois quero aplicar na minha empresa o mais rápido possível.
Camila de Paula
Olá, Luana. Tudo bem? O marketing de conteúdo é realmente apaixonante. Pode falar conosco caso queira mais algumas dicas como esta.