Uma das maiores ambições que está na internet é alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca, principalmente no Google.

No entanto, ter um site pronto não é o suficiente para garantir que ele consiga uma posição na primeira página do Google: é preciso investir em uma estratégia específica para otimizar os resultados e garantir que sua empresa alcance um bom posicionamento.

O conjunto de ações que visam melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de buscas se chama SEO.

O SEO ter infinitas configurações, e é necessário ter uma estratégia para fazer as configurações. Não é simplesmente colocar uma palavra relacionada ao seu negócio. É necessário um estudo.

Por exemplo:
Para traçar uma meta de configuração SEO, precisamos primeiro definir sua persona. Você já tem uma? Precisaria de ajuda ou não para definir?

Após definir a persona, precisamos descobrir o que ela está pesquisando, para depois definir as palavras-chaves, a otimização das páginas e montar uma estratégia de backlink.

Para otimização das páginas, será necessário fazer Copywriter, ou seja, textos persuasivos utilizando das palavras chaves descobertas na etapa anterior. Os textos precisam ser úteis para a sua persona.

Alguns nichos de mercado são mais específicos que outros para conseguir um bom rankeamento, então também é necessário pesquisar a concorrência. Você sabe quem são seus concorrentes diretos e indiretos?

SEO também inclui um trabalho em conjunto com Redes Sociais, ou seja, trabalhar o Marketing de Conteúdo. Quais são as Redes Sociais. Fará Posts Diários? Semanais? Mensais? Tem uma pessoa para interagir com os usuários?

Marketing de Conteúdo também pode ser feito incluindo um blog no site. Quer um blog no site? Tem alguém para colocar constantemente novos conteúdos? Precisa de uma pessoa para criar os artigos?

Além disso, são necessários relatórios e acompanhamentos para saber se as palavras chaves estão sendo pesquisadas pela sua persona ou se será necessário fazer alterações.

Existe ferramenta que conseguimos analisar se determinadas palavras chaves estão sendo pesquisadas, Mas essa ferramenta é paga e conseguimos um número limitado de palavras gratuitas. Esse numero será suficiente para nossas conclusões? Precisaremos pagar pela ferramenta para ter mais recursos?

Lembrando quem SEO não é a mesma coisa que anúncio pago do Google:

TRÁFEGO ORGÂNICO
A sua maior vantagem é o pouco custo direto envolvido nessa modalidade. Se as técnicas de SEO forem aplicadas corretamente, os resultados virão diretamente do Google e de outros buscadores sem gastos adicionais. Por outro lado, existe um investimento indireto que envolve a redatores (o copywriter que citei acima), ferramentas de aprimoramento de SEO e a manutenção do próprio site. Também é preciso paciência e esforço para que o ranqueamento seja alto, já que, no início, não será tão fácil alcançar a primeira página.

TRÁFEGO PAGO
Os custos aqui podem ser maiores, já que você terá que pagar por anúncios tanto nos buscadores quanto em redes sociais, constantemente. Então, além da produção do conteúdo, também haverá investimento em ferramentas para a promoção dos links em diversos locais. A vantagem é que os resultados aparecem mais rápido e para um grande número de internautas.

Como você pode ver, trabalhar com técnicas de SEO depende muito de estratégias e de como você quer ser encontrado pelo seu cliente. Então, trace uma meta e MÃOS À OBRA!

Bônus:

Existem algumas configurações básicas para quem quer trabalhar com SEO, que podem ser feitas antes mesmo de definir as estratégias e persona:

-Instalação de Google Analytics para verificar as visitas ao seu site (precisa ter uma conta no Google)

-Sitemap (que não é a mesma coisa que Mapa de localização do seu negócio)

-Cadastro do site no catálogo de buscas do Google, Bing e Yahoo

 

 

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